Análise do Comportamento
Muitos pacientes não consideram esse ponto, mas a abordagem é fundamental para determinar a direção do seu tratamento. Aqui, vou explicar de forma simples, sem muitos conceitos. Acredito ser justo que você entenda e conheça a Análise do Comportamento. Além de explorar sua história, vou analisar seu comportamento e também o ambiente (familiar, trabalho, faculdade, amigos, família, etc.) no qual você está inserido. Skinner foi quem formulou essa teoria e afirmou: "O comportamento humano se caracteriza por sua complexidade, sua variedade e por suas maiores realizações, mas os princípios básicos não são necessariamente diferentes."
Nas primeiras sessões, você terá liberdade para compartilhar tudo o que lhe causa sofrimento, além de sua história de vida. Nas sessões seguintes, vou identificar e compreender suas necessidades, detectando a queixa inicial e/ou o comportamento-problema que está gerando desconforto, bem como os fatores externos que podem influenciar nessas questões. Com base nessas informações, vou desenvolver estratégias de intervenção, prevenção e orientação para você e, se necessário, para sua família também. Minha abordagem é expositiva, para que você entenda e participe ativamente comigo, portanto, caneta e papel são bem-vindos!
Costumo brincar que adoro papel e caneta, pois facilita para você anotar os tópicos da sessão e também seus pensamentos internos (eventos encobertos). Nossa sessão será dinâmica, como uma conversa, já que ambos fazemos parte desse processo.
Atualmente, a Análise do Comportamento é uma das teorias mais recomendadas pelos médicos para o tratamento dos principais transtornos.